Quais os formatos mais usados para divulgação de meus produtos?
E aí, já escolheu o formato de anúncio que você vai fazer ao aderir a um programa de marketing de afiliados?
Nas próximas linhas, destaquei os principais canais que podem ser usados para divulgação desse tipo de propaganda. Vamos a eles.
Site ou blog
Se você tem um site ou blog, uma boa notícia: esse é um dos principais canais digitais existentes para fazer marketing de afiliados.
Principalmente se você já tem um tráfego satisfatório, há chances de monetizar o seu trabalho escrevendo para a plataforma.
Um dos principais benefícios é que você tem liberdade editorial.
Ou seja: faz o próprio conteúdo, seguindo a linguagem e temática já presentes no blog, e faz uma relação com o produto que faz parte do programa.
Outra opção é fazer resenha de produtos.
Por exemplo: se você tem um blog sobre literatura, pode deixar link para livraria online, recebendo um percentual da venda caso seus seguidores tenham adquirido o livro.
Para aumentar a eficácia do marketing, invista em uma estratégia de SEO (otimização de conteúdo para mecanismos de busca), pois ajudará a atrair mais tráfego para o seu site ou blog.
Redes sociais
As redes sociais também são canais propícios para o marketing de afiliados, principalmente porque nelas o produtor de conteúdo consegue exercer influência sobre seus seguidores.
Prova disso, por exemplo, são os influenciadores digitais que atuam no Instagram fazendo publicidade para as marcas.
Mas essa não é a única rede social que pode ser utilizada.
Facebook, Twitter e Pinterest também são opções.
O ideal, então, é investir na rede social onde está o seu público-alvo e que gera maior engajamento.
Aliás, o engajamento é um fator crucial para fazer marketing de afiliado nas redes sociais.
Sem ele, não é possível converter os usuários, principalmente se o formato de anúncio requerer uma ação deles, como o CPL ou o CPA, por exemplo.
Como essas plataformas aproximam o produtor de conteúdo do público, faça marketing apenas para produtos ou serviço que têm a ver com você e o seu estilo de vida.
Lembre-se de que sua credibilidade é essencial para conquistar a confiança dos seguidores.
E-mail marketing
Pensa que o e-mail marketing morreu?
Então, é hora de rever a sua opinião sobre ele.
De acordo com um levantamento de 2018 da Rock Content, 76,7% das empresas usam e-mail marketing.
Um dado interessante é que dessas marcas, 50,9% apostam no recurso pela chance de oferecer serviços e produtos ao consumidor.
Como você pode ver, o e-mail marketing ainda é uma estratégia recorrente de marketing.
Mas nunca se esqueça de criar um conteúdo relevante, agregando valor à jornada de compra dos usuários.
Crie um canal no YouTube
Se você ainda não faz vídeos para o YouTube, é hora de considerar essa possibilidade.
O formato audiovisual tende a crescer e é uma boa opção para o marketing de afiliados.
Uma pesquisa de 2017 da Wyzowl aponta dados relevantes sobre o consumo de vídeos:
- 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo para conhecer um produto do que ler um texto em uma página
- 84% dos consumidores foram convencidos a fazer uma compra depois de assistir ao vídeo de uma marca
- 91% dos consumidores assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço.
E aí, ainda tem dúvidas de que criar um canal no YouTube é uma boa opção?