Como sou pago no Marketing de Afiliados
Afinal, quais são as principais maneiras de monetizar a produção de conteúdo com o marketing de afiliados?
Confira, a seguir, seis tipos de divulgação mais usados no mercado.
Custo por Clique (CPC)
O CPC é uma formato por meio do qual você recebe uma remuneração por clique.
Então, a cada pessoa que clicar no anúncio no seu site, blog ou rede social, você ganha um valor da empresa anunciante.
E isso ocorre independentemente do formato do anúncio: texto, banner, e-mail marketing, pop-up, imagem.
Já o valor por clique é fixo, mas varia conforme o anunciante.
Custo por Ação (CPA)
Já o CPA consiste em uma remuneração que provém de alguma ação realizada pelo usuário.
Ou seja: não basta que ele clique no link do anúncio, precisa realizar algo a mais depois, como um cadastro no site da empresa anunciante, por exemplo.
Então, a ação do usuário é a métrica utilizada pela empresa na hora de pagar o produtor de conteúdo., também com um valor fixo definido.
Custo por Mil Impressões (CPM)
Outro tipo de divulgação é o CPM, mas esse é utilizado apenas para anúncios em formato de banner de publicidade.
O anunciante paga o produtor de conteúdo a cada 1000 impressões do banner na página do blog ou rede social.
Quando o usuário acessa a página onde está disposto o banner, como na barra lateral ou ao fim de um artigo, por exemplo, é contabilizada uma visualização.
Então, quanto maior for o tráfego e número de visualizações do seu canal, mais chances de obter um valor satisfatório a partir do marketing de afiliado.
Custo por Venda (CPV)
Como o próprio nome diz, no custo por venda, você recebe do anunciante conforme o número de seguidores que adquirirem um produto ou serviço dele.
É uma forma de comissão: você anuncia, incentiva e venda e adquire um percentual sobre as vendas que se concretizaram.
Por isso, é bastante comum esse tipo de estratégia para anunciar lojas online.
Mas lembre-se de que, no CPV, você precisa ter influência e credibilidade significativas perante a audiência para levar as pessoas à compra de um produto.
Custo por Lead válida (CPL)
O custo por lead válida é um pouco diferente do custo por ação.
Se no CPA o usuário precisa realizar uma ação além do clique, no CPL, é preciso ir ainda mais além.
Esse formato só remunera quando o usuário faz uma ação válida, tornando-se um lead de venda para o anunciante.
Custo por Formulário (CPF)
Aqui a proposta é diferente: você só é remunerado se o usuário preencher um formulário do anunciante.
Ocorre dessa forma independentemente de o formulário se simples ou complexo, variando o tempo de preenchimento.
Então, a cada CPF registrado, o produtor de conteúdo ganha um valor fixo da empresa.