5 ideias de negócios para vender muito em 2020
É de uma lista inspiradora com ideias de negócios digitais para 2020 que você precisa? Reunimos as principais tendências e segmentos promissores para empreender na internet.
São dicas de mercados, produtos e modelos de negócio que prometem alavancar as vendas online em 2020 — e que você já pode testar na prática.
Quer sair na frente da concorrência e se tornar um empreendedor digital bem-sucedido? Siga a leitura e comece o quanto antes!
Por que investir em ideias de negócios digitais 2020
As ideias de negócios digitais 2020 já estão no radar dos empreendedores, pois o consumo online não para de crescer no Brasil.
De acordo com o relatório Webshoppers 40ª edição, publicado em 2019 pela Ebit|Nielsen, 36% dos brasileiros já são digital buyers (consumidores digitais).
Além disso, o país tem o maior faturamento do e-commerce na América Latina, tendo alcançado a cifra de R$ 133 bilhões em 2018.
No total, o crescimento do comércio eletrônico foi de 12% no primeiro semestre de 2019, com 20% mais pedidos e R$ 65,2 milhões em vendas.
E esses são apenas os números do e-commerce, sem contar outros negócios digitais como infoprodutos e produção de conteúdo online.
Logo, esse é o momento de tirar as ideias de negócios do papel e colocar seu site, blog, loja virtual ou canal online. Vamos ajudar com algumas sugestões e insights.
5 ideias de negócios digitais 2020
Quer se inspirar com ideias de negócios digitais 2020 e começar a ganhar dinheiro pela internet?
Então confira nossas dicas, baseadas nas últimas tendências do empreendedorismo digital.
1. Vender roupas e acessórios online
No relatório Webshoppers deste ano, os bens não duráveis puxaram o crescimento do e-commerce, com destaque para o segmento de moda e acessórios — com uma fatia de 18% do mercado online.
Ou seja: vender roupas, sapatos, bolsas e bijuterias pode ser um bom negócio na internet, com ticket médio de R$ 169,00 entre os pedidos contabilizados pela Ebit|Nielsen.
Você pode começar vendendo seus produtos em um marketplace como o MercadoLivre, por exemplo, e expandir o negócio para uma loja virtual própria.
Vale lembrar que recursos avançados como provadores virtuais estão otimizando a compra de moda online e superando as principais objeções desses consumidores.
Além disso, os serviços de troca e devolução estão cada vez mais ágeis, aumentando ainda mais a confiança do e-shopper.
2. Criar um clube de assinatura
Com a queda da popularidade das compras coletivas, entraram em cena os clubes de assinatura digitais.
Esse tipo de negócio online oferece kits de vinhos, cervejas, livros, roupas, produtos para pets e até produtos eróticos selecionados de acordo com o perfil dos assinantes do serviço.
Assim, o cliente recebe os produtos mensalmente no conforto do seu lar, contando com o privilégio de uma curadoria avançada.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) publicados na Folha de S. Paulo, o segmento cresceu 167% entre 2014 e 2018, somando mais de 800 novas empresas.
O segredo do sucesso está na exclusividade de ter produtos selecionados ao seu gosto e comodidade de recebê-los em casa, pagando um valor fixo mensal para fazer parte do clube.
Já existem clubes de todos os tipos, que vendem desde cafés especiais até roupas da moda – só falta você usar a criatividade para inventar o seu.
3. Vender perfumes, cosméticos e produtos de saúde
A categoria de perfumes, cosméticos e produtos de saúde está empatada com o segmento de moda e acessórios na liderança de vendas online, segundo o Webshoppers.
Inclusive, seu ticket médio é até mais alto: R$ 197,00 por pedido.
A vantagem, nesse caso, é que são produtos de validade longa e fáceis de serem estocados e enviados pelos Correios ou transportadora.
Além disso, o mercado de beleza resistiu firmemente à crise e cresceu 10,64% no primeiro trimestre de 2019, segundo dados da Abrafarma publicados no Correio Braziliense.
Ou seja, trata-se de uma ideia de negócio digital resiliente.
4. Vender infoprodutos
Outro mercado em plena ascensão na internet é o de infoprodutos, ou produtos digitais como cursos online, e-books, vídeos, podcasts, audiobooks, webinais, entre outros formatos.
Esses produtos são vendidos e monetizados por meio de plataformas como Hotmart, Monetizze e TurboMKT, que movimentam o chamado marketing de afiliados.
Nesse modelo de negócio, há três atores principais: os produtores (criadores de infoprodutos), as plataformas de negócios (empresas que funcionam como marketplaces dos infoprodutos) e afiliados (vendedores que divulgam os produtos e ganham comissão).
Logo, você pode criar seus próprios infoprodutos com conteúdo exclusivo e recrutar os afiliados para espalhar seu negócio pela web, com alto potencial para escalar suas vendas.
5. Vender produtos para pets
O Brasil é o segundo maior mercado pet de varejo do planeta, e as perspectivas de crescimento são otimistas.
O foco para 2020, de acordo o levantamento, está na nutrição animal, que é o carro-chefe atual do setor.
Ou seja: se você quer se aventurar no mercado pet, a grande aposta é a venda de rações online, com estimativa de faturamento de R$ 16,14 bilhões em 2019.
Como aproveitar as tendências de negócios digitais
Viu como não faltam ideias de negócios digitais para 2020?
Se você quer empreender na internet, o primeiro passo é pesquisar sobre o mercado em que deseja atuar e cruzar os dados com as perspectivas de vendas online.
Depois, você também precisa estudar a fundo o público-alvo e a concorrência, além de traçar um plano de negócio completo.
Você vai notar que abrir um negócio online é menos burocrático e mais rápido do que uma empresa tradicional, mas o trabalho de planejamento e gestão é o mesmo.
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